Terrible twos.

Amores, vamos falar um pouco sobre nossos pequenos.

“Bora”, falar de uma fase super complicada para nós pais. Terrible twos ou também como é conhecida “adolescência de bebês”.

Há bebês, que não passam por esse processo. Sim é um processo de crescimento e aprendizagem.

Eu passei ….ahahahaha, e passo. Benício têm uma adolescência bem turbulenta, rs.

Esta fase, normalmente começa por volta dos 2 anos. Uma criança de 2 anos entende absolutamente tudo, sabe o que quer, e por todo o custo quer ter suas vontades atendidas.

Muitas vezes nos surpreendemos com nossos filhos fazendo birras que jamais imaginamos e pior, sabe aquela velha frase …..” Ah se fosse meu filho”. Toma gata, o filho é teu, e está se jogando no chão!

Mesmos os pais mais calmos perdem a paciência, o que é super normal. Não quero ser hipócrita em dizer, que eu sou diferente, absolutamente não! Eu já perdi e perco muitassssss vezes, a “tal” da paciência. Antes de ser mãe, sou humana, horas bolas. Quem nunca?

Temos sempre que ter em mente que vamos cometer erros, e isso é perfeitamente normal. Sem culpas, ok?

Segundo as psicólogas, se os pais agirem com amor, quando acontecerem as crises de birras, isso ajudará a criança a se acalmar.

As crianças precisam ter limites, elas buscam o tempo todo até aonde podem chegar. Cabe a nós colocarmos estes limites da melhor forma possível. Estas regras, só vão ser aceitas e cumpridas pelas crianças se elas realmente entenderem. Isso sim requer muita calma e perseverança.

Temos que repetir mil vezes a mesma coisa? Não não, meus amores, mil é pouco, 2 mil!

Devemos sempre abaixar na altura da criança, olhar fixamente nos olhos e falar com tom baixo mas com voz firme.

Nunca negocie em meio a uma crise. Por exemplo, se você parar de gritar e levantar do chão compraremos “tal coisa”, ou vamos a “tal lugar”.

Eu sei muito bem, e acreditem que sei, (moro na Europa e as coisas aqui funcionam bem diferentes do Brasil, mas falaremos disto em outro post)  voltando, que parece muito fácil na teoria, mas acreditem em mim, eles querem nos desestabilizar, querem testar até onde podem chegar, e se vão conseguir o que querem.

Querida-Mãe-da-Criança-Que-Está-Fazendo-Escândalo-no-Shopping-mamae-tagarela-traducao-stuff-moms-says.jpg

Como consigo passar por esta fase? Vamos lá vou dar umas dicas, ok!

  • 1 -A primeira já falamos, não faça chantagens e nem ameaças. Se disser que vai fazer, faça. Nunca diga por exemplo: Se continuar a fazer isso, não vou mais gostar de você! Isso só deixará seu pequeno mais inseguro.
  • 2 dica – Deixe eles fazerem algumas escolhas, como, a roupa que vai usar, qual brinquedo vai levar para passear….
  • 3 –  Quando acontecer algo em que cause um sentimento de decepção, esteja presente, encoraje, console. Nunca despreze o sentimento do bebê.
  • 4 – Observe sempre o comportamento, como ele brinca sozinho e também com os amigos. Veja como se comporta em sociedade, fora do círculo familiar. Este tipo de observação, pode ajudar muito e dependendo de como estiver, você saberá se ele precisa ou não de ajuda.
  • 5 – Elogie sempre que ele fizer algo sozinho, como por exemplo, colocar o sapato, a blusa, um desenho ou até mesmo um boneco de massa de modelar (o que nunca se parece com um boneco, rs.). Com isso ele vai ganhar autoestima e confiança!
  • 6- Reserve um tempo para conversar com seu filho, isso é muito importante, não o trate como um petit bébé, fale normalmente sem usar diminutivos e inventar vocabulários estranhos.
  • Na hora da crise mantenha SEMPRE A CALMA. Respire fundo e se necessário conte até cinco mil!!! Gritos e nervosismo não vão ajudar. Acreditem !!!

 

Agora, meus amores o mais importante é que TUDO ISSO VAI PASSAR, e o que vai ficar é uma imensa saudade de quando eles eram bebês.

Espero que eu tenha ajudado. Me mandem perguntas se quiserem, ok ?

Quero deixar algo bem claro aqui, não sou psicóloga ou nenhum outro tipo de profissional da área. O conteúdo deste post são apenas dicas de uma mãe que passa por este problema e divide experiências com vocês!!!

birra.jpg

Bisous…

Pilar.

2 comentários sobre “Terrible twos.

Os comentários estão desativados.