O uso do Feng Shui em apartamentos pequenos

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o como podemos utilizar o feng shui em apartamentos pequenos.

O Feng Shui é uma arte milenar que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se refletem no modo como nos sentimos.

Se você vive em uma casa ou apartamento pequeno, ou deseja harmonizar um lugar com pouco espaço, para um primeiro momento é conveniente usar cores claras. Elas evitam deixar o ambiente pesado ou achatado, proporcionando mais claridade e, juntamente com uma boa iluminação, ampliando o espaço. Procure usar o mesmo piso no máximo de cômodos possível, assim dá sensação de continuidade. Espaços pintados no mesmo tom, com cores mais claras e calmas, podem enganar os olhos, ao dar continuidade visual do chão até o teto, transmitindo a sensação de aumento de espaço.Espaços pintados no mesmo tom, com cores mais claras e calmas, podem enganar os olhos, ao dar continuidade visual do chão até o teto, transmitindo a sensação de aumento de espaço.

Ainda dentro das observações globais, evite usar muitos móveis e objetos de decoração misturados e próximos um do outro. Além de deixar o ambiente carregado, isso impede que o fluxo da energia Qi circule de maneira fácil e mais favorável, evitando estagnação de energias que influenciam negativamente e refletindo em formas de pensamento e ações que precisam ser tomadas no cotidiano.

O mais importante que vamos considerar agora será estabelecer e determinar ambientes, informando quais móveis, decoração e cores são ideais para cada cômodo do local.

feng 2feng 3

QUARTOS PEQUENOS: CORTINAS E ESPELHOS AUMENTAM AMBIENTES

No quarto, por exemplo, não é indicado usar cores fortes e nem material de trabalho no ambiente, como computadores e pastas de arquivo. A suavidade dos elementos de decoração aparentes e as cores claras já informam que o quarto está apropriado e se separa dos outros cômodos da casa, mesmo que não tenha divisórias de um cômodo para outro, como em um loft, por exemplo.

feng 4

Cortinas que vão do teto ao chão aumentam a parede, e o uso de espelhos pode ampliar o local. Porém, é preciso cuidado com o lugar que colocar este objeto, pois não é aconselhável que ele reflita pontas e quinas de móveis ou paredes, que podem funcionar como uma flecha incidindo uma energia agressiva, trazendo a percepção de algo projetando violência no ambiente e, com o tempo, a sensação de incômodo aos moradores. Os espelhos ainda não devem estar em frente ao banheiro ou próximo à cama, refletindo a pessoa enquanto dorme, pois evita que ela veja seu próprio reflexo no espelho e acabe se assustando.

feng 5feng 6

SALA PODE TER UMA PAREDE DE COR DIFERENTE

Na sala, é interessante destacar uma parede com uma cor diferente – o que permite que você use sua criatividade e delimite o espaço social da casa, além de colocar enfeites, quadros ou fotos de sua preferência.

É indicado que o sofá fique encostado em uma parede e não de costas para a porta de entrada. Quando o colocamos posicionado de frente para a entrada dá uma sensação de acolhimento e hospitalidade, além de deixar livre a circulação e a entrada do Qi, fundamental para alimentar energeticamente todo o local de maneira ativa.

feng7

OPTE POR FORMAS ARREDONDAS NA COZINHA

A cozinha deve ser um espaço acolhedor e arrumado, pois a organização dá impressão de um lugar mais amplo. Neste cômodo, assim como em todos os outros, opte por móveis com formas fluidas e arredondadas, principalmente nos cantos das mesas, que podem machucar se houver quinas muito salientes em um espaço que é reduzido.

Outra dica bacana são os itens funcionais: em espaços pequenos, o menos tem que ser mais! Como isso não é fácil, opte por objetos e móveis com mais de uma função.

Um ambiente bem distribuído e organizado, mesmo que seja pequeno, pode promover mais consciência de si e do que está tentando fazer, facilitando o foco em tudo que deseja empreender. A casa é um ótimo treino para levar isso adiante na vida.

execucoes3feng9
E então pessoal, gostaram das nossas dicas?!
Espero que aproveitem e façam do seu cantinho um lugar harmonioso e gostoso de se viver!
Bjoks
Carol.