Criança com dificuldade para comer, você tem uma em casa?

Olá pessoal tudo bem? Hoje vamos falar sobre a dificuldade que a criança tem em se alimentar, caso não muito ou quase nada raro nos lares brasileiros.

Se o seu filho cismou essa semana em só comer macarrão, saiba que é mais fácil do que você pensa convencer seu bebê a variar o cardápio.

Bebês gostam de rotinas. Eles adoram manter seus horários e odeiam quando sua rotina é interrompida. Então como fazer com que ele aceite mudanças na dieta?

As crianças precisam comer diariamente, pelo menos, 500mg de cálcio, uma xícara de vegetais e legumes, uma xícara de frutas e de 6 colheres de sopa de grãos e 4 colheres de sopa de carne ou proteína para ter uma dieta balanceada. E, nesse grupo, não devemos incluir batatas fritas!

Lembre-se que hábitos alimentares e paladar são desenvolvidos cedo e as opções que são dadas enquanto bebê ajudam a definir a dieta do adulto que se tornará. Mas como fazer com que seu bebê aceite o prato de legumes verdinhos para o qual ele tem torcido o nariz?

Faça a investida no momento da fome.

Veja qual o horário que o seu bebê mais demonstra fome e apresente cenouras raladas, purês de ervilhas entre outros pratos coloridos para matar o apetite.

Disfarce os alimentos.

Coloque um purê de cenoura no macarrão, faça pães de espinafres. Seja criativa e deixe seu bebê comer coisas saudáveis sem perceber. Algumas mães cozinham os vegetais no leite, ao invés da água. É uma boa dica para quem tem filhos loucos por leite. Eles comem e adoram!

Dê o exemplo.

Não adianta forçar seu filho a comer beterraba se você não passa perto da salada. As crianças imitam tudo o que os pais fazem. Então, tenha em mente que é muito mais fácil seu filho provar alguma coisa quando ver você salivando por ela.

Tenha expectativas razoáveis.

Não pense que seu bebê vá comer um prato todo com porções enormes. Raramente, bebês comem bem todas as refeições. Se for durante o almoço que ele come melhor, varie bastante esta refeição. Ofereça pequeninas porções, se ele comer tudo, ofereça mais. Isso vale para qualquer refeição.

Melhorar a dieta do seu filho é um trabalho contínuo e diário. Aproveite as consultas com o pediatra para falar sobre a alimentação do seu bebê.

Desejamos toda a força de vontade do mundo à vocês mamães, porque sabemos o quanto é duro nossos pequenos comerem bem sempre, salvo exceções, claro!

Um dia ouví aquela baby sitter inglesa ( a Jojo) a famosa “Super Nanny” dizendo em um dos seus programas, que o tempo que uma criança leva em média pra fazer uma refeição é por volta de 23 minutos, portanto, muita calma e paciência nessa hora, afinal, ver nossas crianças bem alimentadas, fortes e cheias de saúde é primordial para nós!

Esperamos que tenham gostado e que utilizem essas dicas para facilitar o seu dia a dia! Qualquer dica a mais, por favor, não hesitem em comentar!

Bjoks no coração.

Carol.

image