9 dicas para causar uma boa impressão

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje listamos no blog essas 9 dicas super úteis para você que precisa se preparar para uma entrevista de emprego, uma apresentação para o cliente, um almoço de negócios e lá vem aquele monte de dúvidas na cabeça: o que vestir, como me apresentar, o que devo dizer?

Causar uma ótima primeira impressão em tão pouco tempo nem sempre é fácil, mas existem estratégias para que mais pessoas gostem da gente. A técnica principal é gerar um estado de receptividade. Quando o outro sente, vê, gosta de você, fica mais aberto para ouvir e trocar informações.

Mas isso tem que ser rápido, você não tem só cinco minutos para causar uma boa impressão, tem apenas alguns segundos.  A pessoa olha para você e já forma um pré-conceito . É claro que, depois, com a conversa e a apresentação, aquela boa ou má impressão pode se confirmar ou não.

Para fazer sucesso em qualquer ocasião, siga as dicas e faça bonito na próxima entrevista ou reunião de negócios.

1. Adeque o vestuário
Antes de escolher o que vai vestir, reflita sobre o que a situação pede. Se vai ministrar uma palestra, procure uma roupa discreta, para que o visual não chame mais atenção do que aquilo que você vai dizer . Se vai a uma entrevista de emprego, é claro que uma saia curta não é a melhor opção.

Tudo depende do cargo que está pleiteando, da cultura da empresa, se é uma situação mais formal ou informal. Vista-se bem, de acordo com sua personalidade, mas respeitando a cultura da empresa.

2. Seja discreto na maquiagem e acessórios
Na maioria das vezes, a pessoa vai acertar se permanecer na linha do equilíbrio , ou seja, nem maquiagem demais, nem de menos. Procure um visual bonito e discreto, sem carregar em sombra e brilho. O mesmo vale para os acessórios muito chamativos, como brincos grandes e pulseiras barulhentas, que devem ser evitados.

Um cuidado especial precisa ser dado às unhas e ao cabelo, que deve estar sempre bem penteado e escovado. Também não exagere no perfume. As pessoas não podem ficar impactadas pelo seu cabelo ou pela sombra colorida. Aposte num visual discreto.

3. Ajuste-se ao outro
É preciso ser um espelho do outro para se aproximar mais facilmente dele. Por isso, ajuste sua postura com a do seu interlocutor . Se ele é mais discreto, seja também. Se faz muitos gestos, gesticule mais. O mesmo vale para o tom de voz.

As pessoas se reconhecem umas nas outras. Quanto mais você se parecer com o outro, mais terá a possibilidade de trocar informações.

4. O corpo fala
A linguagem corporal é superimportante para causar uma boa primeira impressão, pois nosso corpo e nossos gestos passam uma série de mensagens subliminares que a pessoa capta, sem nem perceber. Por isso, nada de sentar-se muito relaxada, com as costas curvadas ou em cima das pernas . Procure manter-se com uma postura ereta, mas sem ser muito rígida, como um robô.
5. Estabeleça contato visual
Segundo estudos da psicoterapia aliado ao coaching, 55% da comunicação é não-verbal. Isso significa que o corpo fala por si só. O maior poder do não-verbal está no olhar. Os olhos refletem como você está e muito do que você é, portanto atentem-se ao olhar, que diz muito sobre você.

6. Faça o diálogo fluir
O ritmo da conversa também é importante para fazer o diálogo fluir bem. Perceba a velocidade que o seu interlocutor usa para formular as frases e procure seguir o mesmo ritmo . Observe também se ele é do tipo que gosta de mais detalhes ou se prefere a objetividade, e vá conduzindo a conversa pelo caminho do seu ouvinte. Evite falar demais ou não falar nada. Tente balancear. Também não monopolize a conversa, falando sem parar o tempo todo.

7. Seja um bom ouvinte
Isso sempre causa uma impressão fantástica. Demonstre interesse pelo o que o outro fala, dando a maior atenção possível .

8. Perceba a receptividade
Antes de sair por aí falando sobre si ou tentanto vender alguma coisa, perceba se o outro está disponível para ouvir você. Se está em um coquetel após um workshop, por exemplo, e quer se apresentar para um possível cliente, observe se a pessoa está receptiva . Tudo tem a hora certa, de vender, trocar cartão ou agendar uma reunião.

9. Outras dicas preciosas
• Chegue no horário. A pontualidade demonstra consideração por aquele evento ou reunião.
• Cumprimente com um aperto de mão firme , montrando equilíbrio e confiança.
• Chame as pessoas pelo nome . Assim, elas se sentirão importantes para você.
• Cuidado com o vocabulário. Dependendo do ambiente, evite gírias ou palavras rebuscadas demais.
• Não se disperse. Procure manter sempre o foco da conversa.
• Cuidado com o tom de voz : muito alto pode cansar quem está ouvindo, muito baixo pode dispersar a atenção do ouvinte.
• Policie-se para evitar tiques e palavras repetitivas como ‘hã’, ‘né’,’ tá’.

Ter cuidado e traquejo para não cometer esses deslizes apontados acima, vão depender antes de mais nada do seu real interesse em fechar algum negócio, passar em uma entrevista de emprego, entre outros.

Acredito que o que mais chamará atenção  em qualquer que seja a ocasião, será seu interesse e vontade de fazer com que aquilo ali dê certo, porque não tem como negar, os olhos brilham quando você tem amor pelo que faz ou pelo que almeja fazer e seu interlocutor sentirá isso.

Desejo boa sorte a todos que estão lutando por melhorias em suas vidas e que essas dicas possam ajudá-los de alguma forma, afinal, conhecimento nunca é demais não é?!

Lembrem-se , “Você nunca terá  uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão “.

Grande beijo no coração.

Carol.